sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Chimpanzés de laboratório ganham asilo nos Estados Unidos

por Redação Galileu
Você já se perguntou qual o destino de cobaias científicas após os término das pesquisas? Por sua semelhança com os humanos, os chimpanzés são muito utilizados em pesquisas médicas. A discussão sobre o uso desses animais como cobaia é polêmica. No entanto, finalizada a pesquisa, o destino ético parece ter sido encontrado: oChimp Heaven (Paraíso dos Chimpanzés), a sudoeste da cidade de Shreveport, em Luisiana, nos Estados Unidos.
Crédito: Brandon Keim - wired.com

Mais de 100 chimpanzés, alguns de zoológicos, donos não autorizados, e maioria de laboratórios médicos, habitam a área de 1 quilômetro quadrado. Depois de passarem, algumas vezes décadas, presos em situações traumáticas, os primatas, que não poderiam ser soltos na natureza, recebem cuidados e uma mais que merecida aposentadoria no lugar cercado de árvores e pessoal especializado.



Nos Estados Unidos, o Chimp Act (algo como a “lei dos chimpanzés”), aprovado pelo congresso em 2000, determina que cada animal usado em pesquisas financiadas pelo governo tenham um lar durante a “aposentadoria”. O Chimp Heaven, financiado por recursos privados e dos Institutos Nacionais de Saúde, fornece o serviço, mas serão necessários mas no futuro, segundo estimativas do blog Wired Science. 

Um outro ato, o Ape Protection and Cost Savings, com apoio de entidades e até cientistas, pode passar pelo congresso norte-americano.Ele determina o fim de todas as pesquisas médicas feitas com chimpanzés. Se for aprovado, mais de 1.000 primatas, que hoje habitam os laboratórios daquele país, precisarão de um novo lar como o Chimp Heaven. 


Crédito: Brandon Keim - wired.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário